quarta-feira, 22 de agosto de 2012


REVISTA 2 – LIÇÃO 2: O REI DESOBEDIENTE

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Revista Sementinha Kids ( Número 2)

Somos diferentes porque obedecemos

Lição 2: O REI DESOBEDIENTE!

Princípio: o Senhor prefere que sejamos obedientes.

Textos: 1 Samuel 15

Texto para decorar: 1 Samuel 15:22 “É melhor obedecer a Deus”

Alvo:  ensinar as crianças que a desobediência tem graves conseqüências.

Materiais necessários:

- Revista 2 “SOMOS DIFERENTES PORQUE OBEDECEMOS” pag 7-8 e 9

LOUVOR: Guie as crianças num louvor que fale sobre obediência.

1) QUEBRA-GELO:  Simon diz.

O líder é “Simon” ele dará uma ordem como : SIMON DIZ: mãos na cabeça! ou Simon diz: gire em círculos”, ou “Simon diz: toque os dedos do pé” ou “Simon diz: fique em um pé só”). As crianças só devem obedecer as ordem que começam com “Simon diz”Quando o líder dá uma ordem sem dizer “Simon diz” antes, quem quer que siga a ordem sai do jogo.

2) HORA DA PALAVRA:

Líder conte a história de Saul escrita nas paginas 7-8 e 9 da REVISTA SEMENTINHA KIDS 2. Esta historia está escrita em 1 Samuel 15, conte a história com a Bíblia aberta para que as crianças vejam que o ensino esta contido na Bíblia.

3) HORA DE CONVERSAR:

- Qual era o nome do rei desobediente?

- Qual foi o primeiro ato de desobediência do rei Saul quando estava próximo de lutar com os filisteus?

- O que foi que mandou Deus que Saul fizesse na luta contra os amalequitas?

- O que foi que Saul fez?

- Saul achou que fazer as coisas do jeito dele, desobedecendo, poderia agradar a Deus. Mas o que foi que Deus lhe disse que preferia em 1 Samuel 15:22?

-Às vezes fazemos muitas coisas que parecem legais aos nossos olhos, para agradar aos nossos pais, professores e ao Senhor. Mas temos uma vida de desobediência! Não adianta nada, Deus nos diz na sua Palavra que Ele quer filhos obedientes!

- Qual foi o fim do rei Saul?

- Qual foi o rei que Deus escolheu depois de Saul? (Davi)

-Você é uma criança obediente? De alguns exemplos.

4) HORA DE ORAR:

Líder, guie as crianças em oração, rejeitando a desobediência e pedindo ao Senhor ajuda para viverem como filhos obedientes.

5- ATIVIDADE/ BRINCADEIRA (Líder escolha a brincadeira mais apropriada para a sua turminha )

BRINCADEIRAS:

1. Nome: Vamos obedecer? (Como: Quem é o chefe?)

Um fica fora da sala enquanto alguém da roda é escolhido para ser o chefe. O chefe fará discretamente movimentos ou gestos ou sons e todos deverão segui-lo fazendo o mesmo evitando olhar diretamente para o “chefe”. Escolhido o chefe, o que saiu  da sala volta tendo a tarefa de descobrir quem é o chefe e está dando as ordens.  Tem duas chances, acertando, ganha uma bala. Acertando ou errando, começa tudo de novo. Pode repetir quantas vezes o tempo permitir.

Moral: Para que a brincadeira dê certo, tem que obedecer o chefe. Se alguém não obedecer as ordens, a brincadeira ficará confusa. Assim como na brincadeira, na nossa vida real também temos que saber quem são aqueles que estão na posição de “chefes” para nós e procurar obedecer. Assim nossa vida não será uma confusão.

2. Nome: Fazendo o que o mestre manda.

OBS: Essa brincadeira é indicada para a célula que é feita num quintal ou ambiente aberto, pois requer que as crianças procurem coisas, objetos, ao redor para trazer para o mestre.

O líder é também o líder da brincadeira, o mestre. Ele diz: “Quem é o chefe da turma?” As crianças dizem: “Você!” “Quem é o cacique  da tribo?” As crianças dizem: “Você!”    “O mestre manda e vocês…”    As crianças dizem: “Obedecemos!!!!!!!!!!!!!!!”

“Tudo o que seu mestre mandar:” “Faremos todos”     “E se não fizer:”   “Levaremos bolo

“O mestre mandou trazer um papel de bala” Todos saem para procurar isso e trazer para o mestre. Se não trouxer, leva um bolo na mão, que é a recompensa para quem não obedeceu.

3. Obedecer, obedecer, obedecer!!!

OBJETIVOS: Aquecer e exercitar o senso de direção, percepção de espaço e, naturalmente, descontrair.

PROCESSO: O líder convida o grupo a formar uma fila única, uma atrás da outra, alinhadas da menor para a maior.

Desenhe com giz no chão duas líneas paralelas com uma distância de, mais ou menos, um metro. Peça para as crianças ficarem na línea do meio.  Começa a orientação: “a fila onde vocês estão é denominada TERRA, à sua direita é o CÉU e à sua esquerda é o MAR”.

Quando eu disser: TERRA! Todos irão para a terra… CÉU! Todos irão para o céu… MAR! Todos irão para o mar. Aqueles que “titubearem” ou deixarem de ir, vão sendo excluídos”.

PRA. GABRIELA PACHE DE FIÚZA

1 comentários:

iana disse...

Parabéns! Gostei muito das dicas, e principalmente das brincadeiras. Deus Abençõe mais e mais.

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